CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO MÚNICIPIO DE ITAETÊ-BA
Palavras-chave:
Clima, Agricultura Familiar e ENOS.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral, contribuir para a análise da variabilidade pluviométrica do município de Itaetê-BA, tendo como base a Climatologia Geográfica. Nesse sentido, este trabalho se justifica na extrema importância em promover estudos que coadunem com a compreensão da dinâmica climatológica, com vista ao planejamento agrícola familiar e subsidiar atividades que busquem desenvolver a agricultura familiar por meio da interrelação complexa chuva-produção agrícola - relações de trabalho. Como metodologia, adotou-se a análise dos totais pluviométricos EBDA (2012) e a correlação por ano agrícola com o fenômeno ENOS, buscando compreender a variabilidade pluviométrica com a intensidade escalar do ENOS. Com base na análise estatística dos dados pluviométricos observa-se uma intensa variabilidade anual, com a presença de 03 ciclos de aumento de precipitação e 02 de diminuição das precipitações. De maneira geral observa-se estatisticamente tendência de redução dos totais pluviométricos e uma correlação direta entre chuva e ocorrência do ENOS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Oliveira de Andrad, H., & Chaves Fernandes, R. (2012). CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO MÚNICIPIO DE ITAETÊ-BA. REVISTA GEONORTE, 3(9), 1066 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2563
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).