IMPACTOS AMBIENTAIS E O GEOPROCESSAMENTO
Palavras-chave:
Meio Ambiente. Impacto Ambiental. Sensoriamento remotoResumo
Diante das mudanças que vem ocorrendo com rapidez cada dia maior em nosso meio ambiente, atraiunossa atenção a área que fica no entorno de do rio Pium, rio este que esta localizado no litoral leste doestado do Rio Grande do Norte, e que encontra-se na divisa entre dois municípios o de Nísia Florestaonde encontramos sua nascente e o de Parnamirim no qual o rio encontra-se como o mar na praia dePirangi do Norte. O trabalho teve como objetivo analisar por meio de fotografias aéreas e de um mapade uso do solo os impactos ambientais causados pela ação humana na área do rio Pium; usamos comobase um mapa de cobertura do solo com o qual pudemos analisar a evolução desses impactos nosúltimos anos. Outros métodos utilizados foram o levantamento bibliográfico, fotográfico, cartográfico,e ainda o uso de um software de geoprocessamento de dados, e observações de campo para melhorsubsidiar as informações que fomos obtendo ao longo da elaboração do mapa que foi ferramentafundamental para a analise da área e conclusão de nossa pesquisa, vale salientar que pela dinamicidadeda área este é um trabalho que nunca se esgota por completo uma vez que o crescimento populacionale da urbanização no entorno do rio vem imprimindo diariamente mudanças na sua paisagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Silva Araújo, I. da, & Medeiros da Cunha, J. P. (2012). IMPACTOS AMBIENTAIS E O GEOPROCESSAMENTO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1540 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2239
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).