UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DO MEIO FÍSICO E USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE CONDE (PB), BRASIL
Palavras-chave:
Conde-PB, Uso e ocupação, GeoprocessamentoResumo
O presente trabalho tem por objetivo norteador a compreensão das relações entre o uso daterra e os aspectos físicos do município do Conde, que possui uma aera de 174 Km2, e está entre ascoordenadas geográficas: 7° 11’ 48” e 7° 23’49” de latitude sul, 34° 47” 35” e 34° 57”25” longitudeoeste. Nesse trabalho foram utilizadas as folhas topográficas da SUDENE de 1974 e imagem desatélite Landsat ETM+ de 2010. Foram feitas análises das cartas topográficas na escala de 1:25.000 e apartir delas a elaboração de mapas temáticos de declividade e hipsometria. A interpretação da imagemde satélite com o auxilio do software SPRING 5.1.7., possibilitou o procedimento de classificação dosobjetos dando origem ao mapa de uso e ocupação do solo. Através dos mapas temáticos foi possívelmonitorar a utilização da área e se esta se adequada ao uso de acordo com dos dados advindos dosmapas de declividade e hipsometria. Com a localização e quantificação das áreas que estão sendoutilizadas acima da capacidade de uso das terras é possível fazer o planejamento para que o uso dessasáreas passe a ser adequado, garantindo a sustentabilidade da área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Monteiro dos Anjos, D., & Rodrigues Alves, N. de A. (2012). UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DO MEIO FÍSICO E USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE CONDE (PB), BRASIL. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1812 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2235
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).