A NATUREZA E APLICAÇÃO DOS MATERIAIS LATERÍTICOS NA ÁREA URBANA E ENTORNO DE PORTO VELHO/RO
Palavras-chave:
Materiais Lateríticos, Morfoescultura, Construção Civil.Resumo
Os materiais lateríticos que ocorrem na área urbana e entorno de Porto Velho foram estudados visando a compreensão de sua natureza, relações com a evolução morfológica da área e sua utilização como matéria prima para construção civil. São materiais lateríticos ferruginosos e imaturos expondo-se em perfis incompletos. Os perfis exibem, do topo para base, o horizonte ferruginoso com suas zonas coesa e incoesa, bem como o horizonte argiloso com suas zonas argilosa vermelha e mosqueada. Mostram importante influência na interpretação da gênese da paisagem geomorfológica, configurando relevos jovens colinosos e platôs para as exposições dos materiais da zona coesa e deprimidos para as exposições de materiais da zona incoesa e do horizonte argiloso. Os dados foram obtidos com trabalhos de campo, análises granulométricas, mineralógicas e petrográficas. Em função da localização na área de expansão urbana de Porto Velho/RO, os materiais lateríticos são de significativa importância para construção civil como materiais coesos (lateritos), necessitando de britagem, e como materiais desagregados (zona incoesa). São de utilização imediata como material para pavimento de estradas e base e subbase de estrutura asfáltica. Os materiais argilosos principalmente da zona mosqueada que apresentam teores significativos de argila, são substâncias com potencial para serem empregadas como matéria prima de cerâmica, como telhas e tijolos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Nery Nascimento, T. C., Maniesi, V., & Adamy, A. (2012). A NATUREZA E APLICAÇÃO DOS MATERIAIS LATERÍTICOS NA ÁREA URBANA E ENTORNO DE PORTO VELHO/RO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 11–19. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2054
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).