DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL PRELIMINAR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO BONITO, MARILÂNDIA DO SUL, ESTADO DO PARANÁ
Palavras-chave:
Diagnóstico geoambiental, mudanças no uso do solo, ribeirão Bonito, Marilândia do SulResumo
A ausência de planejamento e estudos para fins de desenvolvimento trouxe uma série de problemasambientais e econômicos aos municípios de pequeno porte. Desta forma este trabalho tem comoobjetivo analisar as mudanças ocorridas no uso do solo na bacia hidrográfica do ribeirão Bonito,Marilândia do Sul, Estado do Paraná, entre os anos de 1980 e 2010 e levantamento deempreendimentos instalados neste período que infringem a legislação ambiental estadual ou queapresentam riscos de impactos ambientais. Com base na fotointerpretação de fotografias aéreas,interpretação visual de imagens orbitais e trabalhos de campo, verificou-se uma série de mudanças nouso e ocupação do solo como aumento na área de vegetação, extinção de áreas de cultivospermanentes e aumento nas áreas destinadas às culturas temporárias. Os empreendimentos queapresentaram maior risco de impacto analisados foram o aterro sanitário municipal e a ausência darede de esgoto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Aurélio Camolezi, B., Vitor do Couto, E., & Portelinha, D. K. (2012). DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL PRELIMINAR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO BONITO, MARILÂNDIA DO SUL, ESTADO DO PARANÁ. REVISTA GEONORTE, 3(6), 849–860. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1993
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).