CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE GEOAMBIENTAL LITORÂNEO-EÓLICADE SENADOR GEORGINO AVELINO/RN
Palavras-chave:
Geoambiental, Eólico, Senador Georgino Avelino.Resumo
A presença de diversos ambientes naturais diferentes no município de Senador Georgino Avelino/RN,motivou o interesse pela identificação das unidades geoambientais que atualmente o compõe. Focomaior neste trabalho foi dado à zona costeira onde foi identificada a unidade geoambiental litorâneoeólicacomposta essencialmente por campos de dunas fixas e móveis além de outros compartimentosde relevo como praias, lagoas, planícies interdunares e de deflação. O objetivo do trabalho foijustamente mapear e caracterizar a unidade geoambiental Litorâneo-Eólicano referido município,sob aótica do relevo e processos naturais atuantes. Para tal, foram necessárias análises de fotografias aérease dados topográficos do terreno que melhor permitissem a delimitação dos diferentes compartimentos,além de visita de campo para verificar in loco a situação atual da paisagem litorânea. Foi possível ademarcação da unidade geoambiental litorâneo-eólica e outros ambientes contidos nesta, queexpressam a intensa atividade dos ventos alísios e condições oceânicas da área na construção dorelevo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Sousa Aguiar, L. de, & Cestaro, L. A. (2012). CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE GEOAMBIENTAL LITORÂNEO-EÓLICADE SENADOR GEORGINO AVELINO/RN. REVISTA GEONORTE, 3(6), 703–714. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1981
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).