EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA, EM BUSCA DA SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Rosangela Lurdes Spironello
  • Fabiane Silveira Tavares
  • Eder Pereira da Silva

Palavras-chave:

educação ambiental, geografia, sensibilização, meio ambiente, educação

Resumo

A educação ambiental deve ser um processo educativo, permanente e contínuo nos dias atuais, com oobjetivo de apontar caminhos para manutenção dos recursos naturais e a qualidade de vida dapopulação. Nesse sentido, acredita-se que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissãode pensamento e construção do conhecimento. Para tal, a Escola Municipal de Ensino FundamentalSenador Darcy Ribeiro do Município de Capão do Leão-RS, foi escolhida por se tratar de uma escolacom alunos na faixa etária de 6 a 12 anos, sendo muitos deles vulneráveis ambientalmente, decorrentesdos riscos a que estão submetidos em função dos preconceitos e/ou desigualdade econômica e socialna sociedade. Nesse contexto, a proposta teve como objetivos: desenvolver atividades teorico-práticas,visando o desenvolvimento da consciência e sensibilização ambiental; estimular a percepção daimportância nas transformações causadas pelo homem no meio em que vivem e as interferênciascausadas à natureza, promover a oralidade e a socialização do conhecimento. Metodologicamente, aproposta foi conduzida em duas fases: na primeira fase, foram feitas consultas bibliográficas sobre oassunto e posteriormente, foram planejadas e executadas as atividades práticas, no intuito deconscientizar e sensibilizar o público alvo da pesquisa. Como resultados obteve-se a estruturação dahorta agroecológica, minhocário, bem como, gincana com o tema ‘lixo’, visitas à Parques e fundaçõesambientais, filmes e produção de textos. Pode-se perceber entre o as crianças, além da afinidade comas atividades por elas executadas, uma efetiva mudança de comportamento, o aumento da autoestima,respeito e a valorização como ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-16

Como Citar

Lurdes Spironello, R., Silveira Tavares, F., & Pereira da Silva, E. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA, EM BUSCA DA SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 140–152. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1930