PROPOSTA DIDÁTICA AO ENSINO DE CIÊNCIAS SUBSIDIADA POR CONCEITOS/PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE CAÇAPAVA DO SUL/RS/BRASIL

Teaching proposal to science teaching subsidiated by concepts/principles of Scientific Literacy: the case of geological heritage of Caçapava do Sul/RS/Brasil

Autores/as

  • Ana Paula Souza Corrêa Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Cleonice de Ávila Carvalho Universidade Federal do Pampa - Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.97.114

Palabras clave:

geodiversidade, Caçapava do Sul/RS/Brasil, proposta didática, Alfabetização Científica

Resumen

O município de Caçapava do Sul/RS/Brasil constitui-se de uma tradicional escola de ensino e pesquisa em geociências, visto a reconhecida importância científica de seu patrimônio geológico, o qual igualmente representa um vasto potencial ao desenvolvimento sustentável, promovido por iniciativas relacionadas ao geoturismo. Nesse contexto, apresenta-se neste artigo uma proposta didática que busca promover a percepção e interpretação do patrimônio geológico de Caçapava do Sul, com vistas à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem das Ciências, e áreas correlatas, possibilitando a aproximação de sua comunidade escolar à temática da geodiversidade local. Subjazendo-se em elementos da geodiversidade e em suas perspectivas de aderência ao currículo do Ensino Fundamental demarcado no Referencial Curricular Gaúcho, propõe-se, por meio de uma sequência didática teórico-metodologicamente estruturada, utilizar-se de conceitos e de princípios da Alfabetização Científica ao fomento de uma educação comprometida com a valorização do patrimônio local, reverberando em uma percepção ambiental criticamente fundamentada nos âmbitos social, cultural, político e ambiental.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Souza Corrêa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Geóloga - Universidade Federal do Pampa.

Cleonice de Ávila Carvalho, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Química - Licenciatura (UNIJUI); Mestranda em Ensino de Ciências (Unipampa)

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Publicado

2020-07-08

Cómo citar

Corrêa, A. P. S., Silva da Silva, A. L., & Carvalho, C. . de Ávila . (2020). PROPOSTA DIDÁTICA AO ENSINO DE CIÊNCIAS SUBSIDIADA POR CONCEITOS/PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE CAÇAPAVA DO SUL/RS/BRASIL: Teaching proposal to science teaching subsidiated by concepts/principles of Scientific Literacy: the case of geological heritage of Caçapava do Sul/RS/Brasil. REVISTA GEONORTE, 11(37), 97–114. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.97.114