ANÁLISE AMBIENTAL NAS MARGENS FLUVIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VIEIRA - MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG
Environmental Analysis on the Riverbank of the River Vieira River Basin - Montes Claros / MG
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.195.209Palabras clave:
Uso da terra; Sensoriamento remoto; Cerrado; Bacia do Rio Vieira.Resumen
Este estudo tem como objetivo analisar por meio de técnicas de sensoriamento remoto o uso e cobertura da Terra às margens dos corpos hídricos da Bacia do Rio Vieira, inserida no município de Montes Claros que por sua vez se encontra no Norte de Minas Gerais. A escolha dessa área de estudo, se deu devido ao cenário crítico que o município de Montes Claros vivencia em relação à crise hídrica. Foi possível notar diante dessa pesquisa que as matas ripárias dos corpos hídricos da Bacia do Rio Vieira, bem como ocupações do entorno estão sofrendo com a pressão dos modelos econômicos impostos para o desenvolvimento das sociedades. Esses acontecimentos podem gerar diversos problemas tanto no âmbito ambiental (erosão dos solos, assoreamento dos cursos de água, contaminação da água, alterações microclimáticas, etc), no âmbito social com os diversos conflitos por terra e por água, além da esfera econômica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).