O PROJETO HIDROGEOS-NEGRO NO ARQUIPÉLAGO DE ANAVILHANAS, NOVO AIRÃO (AM)/ The HIDROGEOS-NEGRO Project in Anavilhanas Archipelago, Novo Airão (AM): initial results
RESULTADOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.153.167Palabras clave:
Hidrologia, Qualidade da água, Rio Negro, AmazôniaResumen
Informações sobre a qualidade e quantidade dos recursos hídricos são essenciais para a gestão ambiental e melhor tomada de decisão. Neste trabalho apresentamos o conjunto de dados adquiridos pelo projeto de pesquisa HIDROGEOS-NEGRO, que tem como foco investigar a variação espacial e temporal dos fluxos de água e matéria transportada nos canais do arquipélago de Anavilhanas. Durante o ano hidrológico 2016-2017 foram executadas sete excursões de campo para aquisição de dados num trecho de 200 km do baixo rio Negro. Neste período foram realizadas 70 medições hidrológicas, 151 aquisições de dados radiométricos, coleta de 439 amostras de sedimentos em suspensão, 90 de carbono orgânico dissolvido e 105 dados limnológicos. A descarga líquida média variou de 1.044 a 13.399 m³ s-¹ nos canais dentro do arquipélago, com fluxo de água escoando em velocidade muito baixa (0,26 a 0,57 m s-¹). Parâmetros físico-químicos da água do rio Negro destacam o ambiente de baixo pH (4,88), elevada temperatura (30,25 °C), grande quantidade de material orgânico dissolvido (9,52 mg L-¹) e baixa concentração de sedimentos em suspensão (3,06 mg L-¹) em Anavilhanas. Este conjunto de dados servirá de linha de base para comparação com os estudos de avaliação de impacto de grandes obras de infraestrutura planejadas na bacia do rio Branco, bem como suporte ao monitoramento ambiental e tomada de decisão para gestão do Mosaico de Áreas Protegidas do baixo rio Negro
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).