DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO INHUMAS-GO / Physical-conservationist diagnosis of the Inhumas river´ watershed - GO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.066.080Resumen
As questões ambientais, sobretudo as relativas aos recursos hídricos, têm sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. As características morfométricas e fisiográficas de bacias hidrográficas podem subsidiar programas de conservação ambiental, políticas públicas de desenvolvimento agrícola/urbano e recomposição de vegetação. Assim, o objetivo desse estudo foi elaborar um diagnóstico da microbacia do ribeirão Inhumas, que faz parte da bacia do rio Meia Ponte, estado de Goiás, determinando a aptidão natural para uso da terra e estimando os possíveis riscos de sua ocupação inadequada. As variáveis morfofisiográficas foram determinadas com o auxílio de programas computacionais e de Sistemas de Informações Geográficas. Ainda, utilizou-se o coeficiente de rugosidade para classificar a aptidão natural dos solos. A microbacia apresenta formato alongado, predominando a infiltração sobre o escoamento superficial. Os cursos de água são retilíneos, favorecendo o transporte de maior volume de sedimentos. Os Argissolos e relevo ondulado foram predominantes na área da microbacia. O uso atual dos solos com florestas não corresponde ao requerido pela legislação, nem a ocupação está adequada à aptidão natural de seus solos. A microbacia do ribeirão Inhumas necessita de recomposição da vegetação nativa e melhor distribuição espacial da agricultura, pecuária e florestas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).