ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM COARI E TEFÉ – AMAZONAS

Autores

  • Nágila dos Santos Situba Universidade Federal do Amazonas
  • Débora de Freitas Pinto de Lima
  • Paola Verri de Santana

Palavras-chave:

Cidades, Espaço público, população em situação de rua

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a presença/ausência de população em situação de rua nas cidades de Coari e Tefé – Amazonas na perspectiva dos espaços públicos e das políticas públicas. Neste contexto, no território brasileiro há os chamados moradores de ruas, mas cada um encontra-se em situação e lugares diferentes. Esse grupo de pessoas parece excluído no meio social e na maioria das vezes são tidos como indigentes, mendigos, drogados, trombadinhas, enfim, não são bem vistos por outra parte da população. Desse modo, parece haver nas grandes cidades sujeitos discriminados e sob controle, ou mesmo impedidos, de entrar e/ou frequentar certos lugares como lojas, restaurantes, transporte público, unidade de saúde, órgãos públicos e entre outros. A pergunta seria no intuito de saber em que medida haveria pessoas e espaços com semelhantes características em cidades do interior amazonense. Para tanto, o método utilizado nesta pesquisa foi o comparativo e a metodologia foi a revisão bibliográfica e o trabalho de campo partindo de observação direta e indireta nos espaços públicos. Os resultados da pesquisa mostraram que é possível encontrar uma população com semelhantes características em praças, esquinas de ruas, locais abandonados que muitas vezes acabam virando moradias improvisadas nas cidades de Coari e Tefé.

Biografia do Autor

Nágila dos Santos Situba, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira – NEPECAB.

Débora de Freitas Pinto de Lima

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, Graduanda em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira – NEPECAB.

Paola Verri de Santana

Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, atua na Pós-Graduação de Geografia e no Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira – NEPECAB

Downloads

Publicado

2019-02-09

Como Citar

Situba, N. dos S., de Lima, D. de F. P., & de Santana, P. V. (2019). ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM COARI E TEFÉ – AMAZONAS. REVISTA GEONORTE, 9(31), 195–206. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/4089