THE PRODUCTION OF URBAN SPACE: THE RIGHT TO THE CITY AND THE RIGHT TO MOBILITY

Autores/as

  • Cristiano da Silva Paiva UFAM

Palabras clave:

Production of space, right to city and urban mobility.

Resumen

O desafio enfrentado nesse trabalho emerge de uma profunda preocupação com o papel da estruturação urbana e de seu impacto na vida social, desta forma buscando discutir os aspectos (conversações sobre a pluralidade de alternativas) sobre mobilidade urbana, o direito a cidade, e a força da produção do espaço discutido por diversos autores na geografia. O espaço geográfico, nesses termos, é considerado a categoria principal da Geografia por meio do entendimento da cidade como um modo de vida, a qual revela sua natureza excludente e contraditória no convívio, por um lado, de áreas dotadas de melhores infraestruturas a fim de garantir uma circulação de capital eficaz, e de outro lado, provoca um paradoxo, pois, ainda há espaços carentes das condições básicas para a população residente obter uma vida digna. Enquanto que, o direito à cidade manifesta-se como a forma superior dos direitos, enquanto direito à liberdade, acesso a serviços e bens, através dos deslocamentos no espaço urbano. O direito à atividade participante e o direito ao acesso que se imbricam dentro do direito à cidade, poderiam revelam plenamente o uso do espaço urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BANCO MUNDIAL. Cidades em movimento – estratégia de transporte urbano do Banco Mundial. Banco Mundial, 2002.
CARLOS, A. F. A. A (Re)Produção do Espaço Urbano. São Paulo: Edusp, 1994.
CÔRREA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia In: CASTRO, I. E. de.; GOMES, P. C. da C., CORREA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2009b. 350 p.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Tradução: Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev. 2006.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Tradução: Sérgio Martins. 3. reimpr. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008a. 176 p.
LEFEBVRE, Henri. De l´Etat. (4 volumes). Paris: Union Générale d’ Éditions, 1976-1978.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Tradução: Margarida Maria de Andrade e Sérgio Martins. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008b. 192 p.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução: Rubens Eduardo Frias. 5. ed. 1. reimpr. São Paulo: Centauro, 2009. 144 p.
OLIVEIRA, J.G.R. A importância do sistema de transporte coletivo para o desenvolvimento do município de campo grande – MS. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2003.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. 2.ed. São Paulo: Nobel, 1993.
VASCONCELLOS, E. A, CARVALHO, C. H. R e PEREIRA, R. H. M. Transporte e mobilidade urbana. Brasília: CEPAL e IPEA, 2011. Textos para discussão.
VASCONCELLOS, E. A. Transporte e meio ambiente: conceitos e informações para análise de impactos. São Paulo: Edição do Autor, 2006.

Publicado

2019-02-09

Cómo citar

Paiva, C. da S. (2019). THE PRODUCTION OF URBAN SPACE: THE RIGHT TO THE CITY AND THE RIGHT TO MOBILITY. REVISTA GEONORTE, 9(31), 207–215. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/4073