CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIACHO DO MACHADO EM VÁRZEA ALEGRE, CEARÁ/ Characterization physiographic of the watershed of the Machado of Creek in Várzea Alegre, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.32.80.92Palabras clave:
Morfometria, SIG, SRTMResumen
As características físicas e bióticas de uma bacia possuem importante papel nos processos do ciclo hidrológico, influenciando, dentre outros, a infiltração, a quantidade de água produzida como deflúvio, a evapotranspiração, os escoamentos superficial e sub-superficial. Objetivou-se com este trabalho determinar as características morfométricas da bacia hidrográfica do Riacho do Machado, localizada no município de Várzea Alegre no Estado do Ceará. Neste sentido, obteve-se inicialmente o Modelo Numérico do Terreno (MNT) da missão SRTM, para a estimativa dos principais parâmetros morfométricos relevantes para o estudo do comportamento hidrológico da bacia, utilizando o sistema de informações geográficas (SIG) ARCGIS 9.3 para o processamento e análise dos dados da bacia. Após a delimitação da área da bacia, obtiveram-se diferentes características físicas, como: área da bacia, perímetro, índice de circularidade, coeficiente de compacidade, fator de forma, declividade, altitude, densidade de drenagem e ordem dos cursos d’água. A caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Riacho do Machado aponta para uma bacia com tendência alongada, sendo comprovado pelo índice de circularidade, coeficiente de compacidade e fator de forma. Fazendo com que a bacia se apresente pouco susceptível a enchentes em condições normais de precipitação. O uso de SIG e dados SRTM, permitiu a delimitação e caracterização fisiográfica, possibilitando um levantamento rápido e detalhado da bacia hidrográfica do Riacho do Machado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).