Leitura epistemológica da evolução do pensamento geográfico na teoria social crítica
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.130-144Palabras clave:
Espaço, Espacialidade, Espaço-tempo, forma-conteúdo.Resumen
O presente artigo faz uma leitura nos estudos de Soja (1993), Harvey (2004) e Milton Santos (2006), evidenciando o Espaço enquanto, espacialidade, espaço-tempo e forma-conteúdo na reafirmação da teoria social crítica na pós-modernidade do pensamento geográfico. Para tal, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução do conceito de espaço e identificar sua importância no contexto atual. Diante do exposto, adentraremos na diversidade de conceitos e visões sobre o espaço geográfico e deleitar-se-á na forma, como foi visto nos demais momento da ciência geográfica no seu processo de evolução. Assim, as relações espaciais foram se tornando cada vez mais contraditórias e muitas vezes de difícil entendimento, neste sentido o conceito de espaço se moldou, adaptou e veio a explicar tais contrariedades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).