AS ILHAS DE CALOR E FRESCOR NO IFC - CAMPUS ARAQUARI: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA

Autores/as

  • Leandro Rafael Pinto

Resumen

A temática da Climatologia se faz cada vez mais presente no cotidiano escolar, em especial em cursos que tenham alguma ligação com esse tema como é o caso do curso técnico em Agropecuária. O presente artigo expõe uma atividade prática realizada na disciplina de Geografia, com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, a fim de enriquecer pedagogicamente as aulas de Climatologia ligadas ao conteúdo de temperatura do ar e a formação de ilhas de calor/frescor. Foram instalados seis abrigos meteorológicos em diferentes pontos do Campus que pudessem apresentar variações de temperatura tendo em vista o tipo de cobertura do solo. Estes locais foram monitorados durante um dia e os resultados foram analisados em conjunto para posterior conclusão. Dentre os resultados destacam-se a constatação de alguns locais como possíveis ilhas de calor devido a impermeabilização do solo; locais que são possíveis ilhas de frescor devido ao sombreamento contínuo; locais que apresentaram dados diferentes das expectativas devido a fatores não pensados anteriormente. Contudo, a grande contribuição desta prática está em pensar formas alternativas de aprendizado baseado em experiências reais.

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Publicado

2012-10-06

Cómo citar

Rafael Pinto, L. (2012). AS ILHAS DE CALOR E FRESCOR NO IFC - CAMPUS ARAQUARI: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 68–79. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2263

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