MAPEAMENTO DE ÁREAS DE EROSÃO E ACREÇÃO NO RIO TOCANTINS: TRECHO COMPREENDIDO ENTRE SUA FOZ E A LOCALIDADE DE CAMETÁ/PA
Palabras clave:
Cartografia Geomorfológica, Sensoriamento Remoto, Rio Tocantins.Resumen
A intervenção direta em canais fluviais, como a construção de hidrovias e/ou execução de projetos deocupação e conservação de áreas, exige a realização de estudos que abordem a cartografiageomorfológica em função da intensa dinâmica dos sistemas fluviais. Visando ao melhor ordenamentoe planejamento territorial, os mapeamentos de processos de erosão e de acreção verificam-seimportantes para avaliar as transformações geomorfológicas de ambientes fluviais. Dessa forma, estetrabalho objetivou o mapeamento de tais processos no trecho compreendido entre a foz do rioTocantins e a localidade de Cametá/PA, a partir do processamento e interpretação de imagens orbitais.Com os resultados obtidos, foi possível identificar alterações das margens fluviais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Marini Pereira, D. (2012). MAPEAMENTO DE ÁREAS DE EROSÃO E ACREÇÃO NO RIO TOCANTINS: TRECHO COMPREENDIDO ENTRE SUA FOZ E A LOCALIDADE DE CAMETÁ/PA. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1573 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2214
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).