GEOFÍSICA APLICADA AO ESTUDO DOS FLUXOS SUBSUPERFICIAIS NO ENTORNO DA LAGOA DA CONFUSÃO – TO
Palabras clave:
Sistema Cárstico, Geofísica Aplicada, Fluxos Subterrâneos.Resumen
O presente trabalho visou à caracterização dos fluxos subsuperficiais no entorno da Lagoa daConfusão com a utilização de métodos geofísicos. Para tanto, utilizou-se de técnicas de sensoriamentoremoto para a caracterização das variáveis geomorfológicas e elaboração de mapas de hipsometria edeclividade. Além de uma técnica pouco comum em pesquisas geográficas, a geofísica aplicada paracaracterização da organização estratigráfica por meio de Sondagem Elétrica Vertical (SEV). Osresultados mostraram que os métodos são eficientes para a determinação da direção dos fluxossubsuperficiais, principal agente modelador do relevo carbonático. Dados de sensoriamento remotoforam úteis para a definição dos pontos para a realização dos ensaios geofísicos. Os resultadosapontaram para um controle geológico estrutural na evolução do relevo da área estudada, indicando apossível presença de falha geológica no sentido Sul-Norte, que controla os fluxos hídricossubsuperficiais atuais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Cardoso Pereira, G., & Morais, F. (2012). GEOFÍSICA APLICADA AO ESTUDO DOS FLUXOS SUBSUPERFICIAIS NO ENTORNO DA LAGOA DA CONFUSÃO – TO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1475 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2207
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).