APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DE AMBIENTES TÉRMICAMENTE HOMOGÊNEOS PARA ESTUDOS DE CLIMA URBANO EM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Palavras-chave:
Sistemas de classificação de paisagem - Unidades climáticas – Sensoriamento remotoResumo
Neste trabalho, avaliamos na literatura sobre clima urbano, propostas de classificação deunidades climáticas homogêneas do ponto de vista das características térmicas do ar próximo àsuperfície, justificamos porque escolhemos a proposta de Steward e Oke (2009), adaptamos estaclassificação para que se tornasse aplicável ao perímetro urbano de Pelotas/RS e, finalmente,apresentamos o processo de identificação das potenciais Unidades climáticas diferenciadas noperímetro urbano desta cidade, a partir de imagem de satélite de alta resolução espacial processada einterpretada em sistema de informações geográficas.Identificamos e mapeamos dezenove “potenciaisunidades climáticas” que servirão de base para a continuidade do estudo.Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Gollischonn, E., & Passos de Mattos, G. (2012). APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DE AMBIENTES TÉRMICAMENTE HOMOGÊNEOS PARA ESTUDOS DE CLIMA URBANO EM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1322–1334. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2191
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).