A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) NA CONFECÇÃO DE CARTAS TEMÁTICAS: UMA FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA LARANJA DOCE (MARTINÓPOLIS – SP)
Palabras clave:
SIG, cartas, planejamento ambiental.Resumen
Este trabalho é um dos resultados do projeto “Planejamento Ambiental da Bacia Hidrográfica daRepresa Laranja Doce – Martinópolis, SP”, realizado pelo apoio da Fundação de Amparo à Pesquisado Estado de São Paulo – FAPESP e através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico – CNPq, e expõe os procedimentos adotados para a confecção das seguintes cartastemáticas de: hipsometria, declividade, hierarquia fluvial, uso e ocupação das terras e problemasambientais, elaboradas segundo a metodologia para Planejamento Ambiental de Leal (2005). Autilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG) é essencial na confecção de cartas temáticasdevido à sua capacidade em espacializar, simplificar e relacionar os dados de uma dada realidade.Utilizou-se o software de Informações Geográficas Spring, AutoCAD, a base cartográficageorreferenciada das cartas topográficas dos municípios de Martinópolis e Rancharia e imagensTM/Landsat. Os produtos cartográficos foram elaborados na escala 1:50000.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Fernanda Pereira, K. (2012). A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) NA CONFECÇÃO DE CARTAS TEMÁTICAS: UMA FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA LARANJA DOCE (MARTINÓPOLIS – SP). REVISTA GEONORTE, 3(5), 1149 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2177
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).