VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA CHUVA NA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DO PARDO
Palabras clave:
Variabilidade, precipitação, UGRHI-4 PardoResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar a variabilidade espacial e temporal da chuva na Unidade deGerenciamento de Recursos Hídricos do rio Pardo (UGRHI-4), localizado no estado de São Paulo,Brasil. 42 séries pluviométricas foram utilizadas, obtidas através do site da Agência Nacional deÁguas (ANA), no período de 1976 a 2010. Após a homogeneização das séries pluviométricas, análisesestatísticas descritivas tais como média, desvio padrão, mínimos e máximos de chuva e coeficiente devariação foram realizadas. É fato que os desastres naturais representam um perigo para populações,principalmente as de baixa renda. Esse estudo pretende demonstrar que através do conhecimento davariabilidade pluviométrica é possível efetuar planejamentos urbanos eficazes na proteção do meioambiente e prevenção desses desastres naturais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Santana da Silva, D. F., & Teixera Nery, J. (2012). VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA CHUVA NA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DO PARDO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1079 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2171
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).