GEOMORFOLOGIA E MAPEAMENTO TEMÁTICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APDO-MOSSORÓ, NORDESTE DO BRASIL
Palabras clave:
geomorfologia, neotectônica, sistema de drenagem.Resumen
O presente trabalho propõe analisar a geomorfologia da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, Nordeste do Brasil, bem como seus principais aspectos morfotectônicos. No âmbito desta bacia, a neotectônica é responsável pela reativação de antigas estruturas tectônicas e pela geração de novas falhas, as quais condicionam processos geomorfológicos lineares e areolares. Tais processos são evidenciados principalmente no controle estrutural da drenagem, dissecação, terraceamento, agradação, coluvionamento e de deformações em depósitos sedimentares quaternários. Na planície do baixo curso do rio Apodi-Mossoró, a análise da deformação neotectônica e suas repercussões na rede de drenagem possibilitou a identificação de falhas, estruturas de deformação em sedimentos incoesos e anomalias de drenagem correlacionáveis com os principais sistemas de falhas regionais. Tais falhas, de direção NE-SW e NW-SE, exercem controle sobre a drenagem e produzem anomalias na forma de cotovelos de drenagem e segmentos lineares entre trechos sinuosos, bem como o controle na deposição de sedimentos quaternários.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
P. Maia, R., & Bezerra, F. H. R. (2012). GEOMORFOLOGIA E MAPEAMENTO TEMÁTICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APDO-MOSSORÓ, NORDESTE DO BRASIL. REVISTA GEONORTE, 3(5), 510 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2103
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).