DIAGNÓSTICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SETE RANCHOS, BREJINHO DE NAZARÉ – TO.
Palabras clave:
.Palavras chaves, Bacia hidrográfica, Paisagem, Ambiente natural e Atividade antrópicas.Resumen
O ser humano por meio de seu intelecto desempenha na paisagem processos de apropriação etransformação do ambiente natural, reordenando ao seu querer. Considerando os poucos estudos domeio físico da bacia hidrográfica do Ribeirão Sete Ranchos, localizado no município de Brejinho deNazaré – TO. O presente trabalho teve como objetivo a análise sistêmica dos aspectos físicos quecompõem a fisiografia da paisagem da bacia, ponderando sobre tais elementos como: geologia,geomorfologia, pedologia, hidrografia, clima, confrontando com de uso e ocupação da terra a fim deidentificar áreas de fragilidade ambiental da bacia. Com o auxílio das atuais técnicas que permitem omonitoramento remoto e temporal, foram utilizados o software SPRING, para a interpretação eclassificação de imagens de satélite, gerando mapas temáticos para auxílio da analise. A estruturanatural da bacia hidrográfica do ribeirão Sete Ranchos vêm sendo modificada por meio de atividadesantrópicas desordenadas, seja urbana ou rural as quais podem ser contidas através de uma fiscalizaçãoda instituição competente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Souza Andrade, A. D. de, & Nunes Batista, A. (2012). DIAGNÓSTICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SETE RANCHOS, BREJINHO DE NAZARÉ – TO. REVISTA GEONORTE, 3(6), 840–848. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1992
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).