O USO DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E MATEMÁTICA
Palabras clave:
Formas, feições, interdisciplinar, Geografia, MatemáticaResumen
Este trabalho apresenta resultados obtidos a partir da aplicação de uma metodologia interdisciplinar,voltada para o ensino de temas referentes à Geografia Física e à Matemática. A metodologia baseou-senos princípios da Trigonometria e utilizou um teodolito alternativo para realizar cálculostrigonométricos sobre pontos de referência no terreno. Neste contexto, realizou-se a análiseinterdisciplinar da Geografia e da Matemática, considerando-se a representatividade das formasgeométricas delineadas no relevo. O objetivo foi despertar a percepção do educando, para avisualização das formas e feições associando-se a representação destas, às figuras geométricas.Cálculos morfométricos foram trabalhados no reconhecimento das dimensões de uma voçoroca. Arealização deste trabalho visou dentro de uma proposta de ensino, tornar as aulas de Geografia eMatemática mais interessantes no nível Médio. Como resultado, concluiu-se que a observação darealidade não é somente a identificação destes elementos, e sim, um conjunto de procedimentos queenvolvem a geração de dados, a classificação e a comparação. A metodologia foi desenvolvida emuma oficina com alunos do 6º Período da Licenciatura em Geografia, na disciplina Geografia Física eEnsino. Durante a oficina, enfatizou-se além dos cálculos morfométricos a percepção dos alunos emrelação às várias formas geométricas que o relevo terrestre apresenta.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Silva dos Santos, L., Albuquerque, A. R. da C., & Evêncio da Silva, R. (2012). O USO DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E MATEMÁTICA. REVISTA GEONORTE, 3(6), 262–272. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1942
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).