LEVANTAMENTO DA REDE DE DRENAGEM ARTIFICIAL COMO ELEMENTO PARA ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE RISCO. MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO.
Palabras clave:
encostas, interface urbano-florestal, drenagem artificial, susceptibilidade a deslizamentos.Resumen
As áreas montanhosas na interface entre a floresta e o urbano são reconhecidas pela associação com movimentos gravitacionais, porém esses eventos podem assumir uma dimensão catastrófica quando associados aos riscos promovidos pelo uso e ocupação dos centros urbanos (Coelho Netto, 2005). Tendo em vista os destrutivos eventos ocorridos no município de Angra dos Reis em Janeiro de 2010, a equipe do GEOHECO/UFRJ compôs o projeto “Mapeamento de Risco a Deslizamentos na Cidade de Angra dos Reis e distrito de Ilha Grande”. O levantamento dos equipamentos urbanos para escoamento das águas pluviais e saídas d’água foram importantes componentes para a elaboração do mapa. Sendo assim, consideramos as entradas pontuais de água no solo um subsídio relevante na composição da análise de susceptibilidade e risco frente à iniciação de escorregamentos nos domínios das encostas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Lacerda de Carvalho, N., Facadio Campello, A. C., Santos Araújo, I. dos, & Coelho Netto, A. L. (2012). LEVANTAMENTO DA REDE DE DRENAGEM ARTIFICIAL COMO ELEMENTO PARA ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE RISCO. MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO. REVISTA GEONORTE, 3(4), 772–781. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1895
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).