ANÁLISE DE MAGNITUDE-FREQUÊNCIA DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS NA REGIÃO DE PARELHEIROS (SÃO PAULO-SP)
Palabras clave:
Indice de Magnitude-Frequência, eventos pluviométricos, Serra do MarResumen
Analisa-se a variabilidade espacial do Índice de Magnitude-Frequência dos eventos pluviométricos de uma área localizada entre as cidades de São Paulo-SP e Praia Grande-SP e suas relações com a presença da escarpa da Serra do Mar, segundo método proposto por Ahnert (1987). Dados publicados pelo DAEE foram utilizados para gerar séries diárias de precipitações entre 1979 e 1984 em 22 postos pluviométricos da região, a partir dos quais foram obtidos os valores de Y a A (Y = intervalo de recorrência em 1 ano; Y+A = intervalo de recorrência em 10 anos) que compõem o Índice de Magnitude-Frequência. Foram observados valores mais elevados de Y e de A nas proximidades da escarpa, sugerindo processos geomórficos mais intensos nessas áreas em decorrência de maiores precipitações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Bezerra dos Santos, A. H. (2012). ANÁLISE DE MAGNITUDE-FREQUÊNCIA DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS NA REGIÃO DE PARELHEIROS (SÃO PAULO-SP). REVISTA GEONORTE, 3(4), 399–411. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1843
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).