ANÁLISE DO DESMATAMENTO EM ÁREAS PROTEGIDAS: O CASO DA RDS UATUMÃ
Palabras clave:
Geoprocessamento, Áreas Protegidas, DesmatamentoResumen
Este trabalho teve como principal objetivo analisar as taxas de desmatamento na RDS Uatumã, no período de 2000 a 2005. Para tanto, adotou-se como materiais e métodos, dados obtidos junto ao PRODES, cujo tratamento foi realizado através de ferramentas de geoprocessamento. Levou-se em conta que tal área está sob jurisdição do Governo do Amazonas, inserindo-se na categoria de Unidades de Conservação Estadual de Uso Sustentável que, por sua vez, está em conformidade com O SNUC- Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Constatou-se que, no ano 2002, as taxas de desmatamento na Reserva do Uatumã, eram superiores às que foram evidenciadas após a homologação da RDS. Dentre os possíveis fatores que contribuíram para o desmatamento nesta unidade, antes da sua implementação, destacam-se aspectos relacionados à situação fundiária e às atividades desenvolvidas pelas comunidades.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Costa Júnior, W. R., Patrícia Melo De Lima, S., Campos, G. D. S., & Angela Farias Da Silva, K. (2012). ANÁLISE DO DESMATAMENTO EM ÁREAS PROTEGIDAS: O CASO DA RDS UATUMÃ. REVISTA GEONORTE, 3(4), 125–137. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1812
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).