TOPONÍMIA, LUGAR E CULTURA

A NOMEAÇÃO DOS SERINGAIS DO RIO MACAUÃ EM SENA MADUREIRA - ACRE

Autores/as

  • Airton de Mesquita Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Willian Carboni Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Luiz Antonio Pacheco de Queiroz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Ana Claudia Rocha Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Rafaela da Silva de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Eduardo Pinheiro Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.52.198.218%20%20%20

Palabras clave:

Lugar, Hidrotopônimos, Hierotopônimos

Resumen

Este estudo teve o objetivo de analisar as denominações toponímicas dos seringais estabelecidos nas margens do rio Macauã, no município de Sena Madureira (Acre), visando compreender os motivos subjacentes às escolhas dos nomes e as tendências nas nomeações dessas localidades. Metodologicamente, os topônimos foram identificados por meio de fontes secundárias, mapeados através de trabalho de campo e analisados em gabinete de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da toponímia extensiva, considerando os seus aspectos motivacionais, a estrutura morfológica e o idioma de origem; caracterizando o estudo de caso. Como resultado, verificou-se a predominância de nomeações de natureza física, associados aos rios da região (hidrotopônimos), seguido de nomes relacionados à religiosidade (hierotopônimos) e outros constituídos por frases ou enunciados linguísticos (dirrematopônimos). Pelos quais, se consolidou um legado cultural tão profundamente enraizado que, mesmo com a substituição dos seringais por fazendas, o nome dos lugares permaneceu imutável, ilustrando a continuidade e a resiliência da identidade local diante das transformações socioeconômicas gerais.

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Biografía del autor/a

Airton de Mesquita Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Especialista em Planejamento, Inplementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Fluminense - RJ, 2015. Especialista em Ensino Profissional Técnico e Tecnológico em 2016, pelo Instituto Federal do Acre - Ifac. Mestre em Letras em 2020 pelo Profletras - UFAC.

Willian Carboni Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas - PPGGeo/UFAM. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP (Portugal), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Arqueologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD e Instituto Politécnico de Tomar - IPT (Erasmus Mundus), sendo Arqueólogo habilitado no Brasil a receber portarias de pesquisa (Parecer Técnico 244/2022/CONAC/CNA/DEPAM-IPHAN). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, com registro de Geógrafo no CREA/SC (n. 124.747-9). É professor substituto nos cursos técnicos e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC e Professor no curso modular de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. É pesquisador colaborador do laboratório Paulo Duarte da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, do Geoeconomic Laboratory Of South America Institute - GeoLab (UFAC/CNPq) e do Instituto Histórico e Geográfico de Arari - IHGA. Membro do grupo de pesquisa de Métodos Físico-Matemáticos e Estatísticos do IFAC (certificação: IFAC e CNPq). Possui experiência nas áreas de Patrimônio Cultural, Cartografia e Geografia Econômica e Social, atuando no desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos reflexos territoriais da agricultura científico-globalizada.

Luiz Antonio Pacheco de Queiroz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestre (2015) e doutor (2022) em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PROARQ/UFS). Sou bacharel em História (2005) pela Universidade Católica do Salvador. Cumpro estágio pós-doutoral no campo da Geoarqueologia, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Campus Cachoeira/São Félix, tendo o apoio da CAPES (2023/2025). As atividades do pós-doc são realizadas para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural e Bacharelado em Museologia, com tarefas de ensino e extensão, atendimento aos discentes e processamento, análise e pesquisa de acervos arqueológicos no Laboratório de Documentação e Arqueologia (LADA). Sou membro do Grupo de Pesquisa Recôncavo Arqueológico (UFRB). Desde 2004 atuo em pesquisas arqueológicas realizadas para o licenciamento ambiental, a partir de 2009 como coordenador. Também desenvolvo atividades de documentação etnográfica e projetos de educação patrimonial/socialização do conhecimento. Em 2023 foi publicado meu livro, intitulado Os Significados das Paisagens que Criamos com os Garimpos, fruto de intensa pesquisa etnoarqueológica.

Ana Claudia Rocha Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino Superior Brasileiro- ESB (2021) e em Educação de Surdos/Libras pela Faculdade Santo André - FASA (2016). Graduada em Filosofia pela Sinal Faculdade de Teologia e Filosofia (2012) e em Psicologia pela Faculdade Barão do Rio Branco- UNINORTE (2018). É Docente EBTT na área de Libras, lotada no Campus Sena Madureira/IFAC. Atuou como liderança de pessoas surdas e ouvintes no Ministério Batista do Bosque e como Interprete de Libras de 2007 à 2020. Compõe a diretoria da Associação dos Profissionais Tradutores Interpretes de Língua Brasileira de Sinais/Libras do Acre - ASTILEAC, desde de 2012.

Rafaela da Silva de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Mestre em Letras: linguagem e identidade (UFAC/2018). Possui graduação em Educação Física Bacharelado (UFAC/2007), graduação em Educação Física Licenciatura (UFAC/2008). Atualmente é docente do Instituto Federal do Acre.

Eduardo Pinheiro Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Graduado em Sistemas de Informação pela União Educacional do Norte - UNINORTE (2009). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2015). Tem experiência em desenvolvimento de sistemas Web utilizando PHP, HTML, CSS e Javascript. Atualmente é Docente da área de informática geral do Instituto Federal do Acre - IFAC desde 2015.

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

de Mesquita Silva, A. ., Carboni Viana, W., Pacheco de Queiroz, L. A., Rocha Campos, A. C., da Silva de Lima, R., & Pinheiro Junior, E. (2024). TOPONÍMIA, LUGAR E CULTURA: A NOMEAÇÃO DOS SERINGAIS DO RIO MACAUÃ EM SENA MADUREIRA - ACRE. REVISTA GEONORTE, 15(52). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.52.198.218