DOS PÉS À CABEÇA: GEOGRAFIA(S) QUE OS PROFESSORES MESSIAS MODESTO DOS PASSOS E GEORGES BERTRAND ENSINAM
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.13.N.45.137.158Resumen
O artigo apresenta um relato de experiência de seu autor no processo de aprendizagens sobre o geossistema como modelo teórico da paisagem e, posteriormente, o GTP (Geossistema-Território-Paisagem) enquanto epistemologia geográfica para os estudos ambientais, reintroduzindo a natureza na sociedade e a sociedade na natureza. O autor, ao revisitar sua própria trajetória acadêmica, propõe que, do geossistema ao GTP bertraniano, pode ter ocorrido a transformação do fundo teórico sistêmico a um paradigma de complexidade, considerando que o mais recente modelo proposto por Georges Bertrand é mais do que um simples modelo, pois, pode ser visto como um conglomerado semântico que representa a diversidade dos fenômenos geográficos expressos nas paisagens. Estas reflexões são expostas nos meandros de um resgate de memórias de seu autor, uma forma que ele encontrou para homenagear dois grandes geógrafos pelos quais nutre admiração.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).