DOS PÉS À CABEÇA: GEOGRAFIA(S) QUE OS PROFESSORES MESSIAS MODESTO DOS PASSOS E GEORGES BERTRAND ENSINAM

Autores/as

  • Reginaldo José de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.13.N.45.137.158

Resumen

O artigo apresenta um relato de experiência de seu autor no processo de aprendizagens sobre o geossistema como modelo teórico da paisagem e, posteriormente, o GTP (Geossistema-Território-Paisagem) enquanto epistemologia geográfica para os estudos ambientais, reintroduzindo a natureza na sociedade e a sociedade na natureza. O autor, ao revisitar sua própria trajetória acadêmica, propõe que, do geossistema ao GTP bertraniano, pode ter ocorrido a transformação do fundo teórico sistêmico a um paradigma de complexidade, considerando que o mais recente modelo proposto por Georges Bertrand é mais do que um simples modelo, pois, pode ser visto como um conglomerado semântico que representa a diversidade dos fenômenos geográficos expressos nas paisagens. Estas reflexões são expostas nos meandros de um resgate de memórias de seu autor, uma forma que ele encontrou para homenagear dois grandes geógrafos pelos quais nutre admiração.

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Publicado

2023-09-04

Cómo citar

Souza, R. J. de. (2023). DOS PÉS À CABEÇA: GEOGRAFIA(S) QUE OS PROFESSORES MESSIAS MODESTO DOS PASSOS E GEORGES BERTRAND ENSINAM. REVISTA GEONORTE, 14(45). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.13.N.45.137.158

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