ESTUDO DA PAISAGEM E ABORDAGEM SISTÊMICA PRESENÇA DO PROFESSOR AGOSTINHO PAULA CAVALCANTI NA GEOGRAFIA BRASILEIRA – PARTE I
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.13.N.45.190.214Resumen
O presente trabalho se trata de um artigo científico que tem por finalidade prestar uma homenagem a um eminente geógrafo brasileiro que durante a trajetória acadêmica e profissional contribuiu de maneira significativa para o engrandecimento da geografia brasileira: o professor doutor Agostinho Paula Brito Cavalcanti (in memorian). Pela sua dedicação e doação pessoal direcionada para a produção do saber geográfico, com incursões, sobretudo, na geoecologia e no estudo da paisagem em zonas costeiras, o professor Agostinho Cavalcanti disponibilizou um legado de conhecimentos tanto no plano teórico, como metodológico e técnico, com reconhecida produção científica. A presente homenagem divide-se em duas partes, materializadas por meio de dois artigos científicos publicados no mesmo dossiê temático. Nesta primeira parte, o trabalho trata do estudo da paisagem e a abordagem sistêmica através de uma análise da geoecologia das paisagens numa perspectiva teórica. Os métodos utilizados foram compostos pela pesquisa de gabinete, através de revisão bibliográfica, e análise dos dados coletados para obtenção de informações pertinentes aos temas em apreço. Como resultados foram analisados os principais trabalhos sobre a evolução histórica da Ciência da Paisagem (a partir do final do século XIX), seus principais precursores, bem como o desenvolvimento dos estudos paisagísticos embasados na metodologia sistêmica. A partir das conclusões obtidas por meio deste estudo à luz da abordagem sistêmica, pode-se formular um conjunto de propostas que definam e orientem ações práticas no âmbito do ordenamento territorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).