Dasimetric mapping and interpolation of censory data and orbital image for analysis of the urban site dilation of the city of Belém do Pará
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A95.109Abstract
o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da expansão urbana da cidade de Belém do Pará mediante a imbricação de duas variáveis: primeiro, a interpolação dos dados censitários da população de Belém a uma classificação semiautomática utilizando técnicas de geoprocessamento sobre imagens de satélites de alta resolução. E em um segundo momento, uma classificação de uso e ocupação do solo para o sítio urbano de Belém para os últimos 45 anos evidenciando a dilatação da mancha urbana sobre as áreas verdes. A partir dos dados obtidos foi possível realizar uma reflexão que pode ajudar na compreensão do complexo urbano da capital paraense.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-12-10
How to Cite
Morais Junior, H. de S., & Silva, S. L. B. da. (2019). Dasimetric mapping and interpolation of censory data and orbital image for analysis of the urban site dilation of the city of Belém do Pará. REVISTA GEONORTE, 10(36), 95–109. https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A95.109
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).