Distribution of shopping centers in the state of Rio de Janeiro: the shopping centers of the metropolitan east
The shopping centers of the metropolitan east.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.44.62Abstract
O presente texto pretende investigar e compreender as mudanças no padrão territorial de
instalação das formas comerciais, especialmente, shopping centers na metrópole fluminense. A nosso
ver, o modelo de localização desses empreendimentos se altera, principalmente, a partir da década de
1990 no caso fluminense, tendo similitudes com o processo de reestruturação produtiva e urbana vivida
do referido estado em várias escalas. O ponto de partida é a relação histórica entre comércio e cidade,
tendo em vista que a própria constituição da humanidade implica nas transformações das trocas de
produtos. O objeto discutido é um equipamento comercial marcante na paisagem urbana brasileira
desde os anos 1980, em especial, os shopping centers no leste da metrópole fluminense. Tal região
desde o período citado tem em seu território essa forma comercial, mas suas inaugurações, ao longo
dos anos, expressam mudanças significativas no que diz respeito ao espaço - tempo da vida urbana
fluminense.
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