UMA UTOPIA OU UMA REALIDADE? A CONSTRUÇÃO DE CIDADES SAUDÁVEIS A PARTIR DA SAÚDE PARTICIPANTE NA ESCOLA EM MANACAPURU-AM
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.207.212Abstract
Construir territórios saudáveis no país, nesta atual conjuntura, parece algo fora da nossa realidade. É fato que temos problemas mais urgentes que ainda não conseguiram ser erradicados. Entretanto, desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida da população e reorientar as práticas de saúde para o território é o que o movimento denominado cidades saudáveis propõe, se configurando como um novo viés para a resolução desses problemas emergenciais inerentes a saúde da população. Usando como método a pesquisa participante o presente estudo objetiva-se em mostrar como a Saúde Participante na escola pode contribuir substancialmente na construção de territórios saudáveis e no empoderamento comunitário, formulando um diagnóstico situacional de saúde diferenciado, elaborado a partir das necessidades e das demandas de saúde resultantes do estimulo do protagonismo da comunidade escolar, buscando soluções coletivas para reorganização dos serviços de saúde em escala comunitária a partir do desenvolvimento de mecanismos teórico-metodológicos de reconfiguração territorial que associam o saber popular com o conhecimento técnico-científico e consequentemente qualificam os sujeitos sociais locais para a participação social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).