Use of an aircraft not populated in the evaluation of Areas of Permanent Protection in the municipality of Humaitá / AM
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.32.160.170Keywords:
Área de Preservação Permanente, Geotecnologias, VANT.Abstract
No Brasil, as Áreas de Preservação Permanente-APP definidas pela Lei Federal de n° 12.651/12, têm como objetivo a manutenção da área coberta ou não por vegetação nativa, como forma de preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, atenuação de processos erosivos e assegurar o bem-estar das populações humanas. Este estudo teve por objetivo mapear as áreas de APP com o uso de um VANT e verificar sua conformidade perante a legislação vigente. O estudo foi desenvolvido na área urbana do município de Humaitá, sul do estado do Amazonas, no bairro Nossa Senhora do Carmo, que faz limite com o rio Beem. Foi utilizado um drone para a aquisição das imagens aeroespaciais. A partir das imagens obtidas foi possível observar que o rio Beem deve possuir uma área de APP com largura de 50 metros, conforme estabelecido o Novo Código Florestal. Verificou-se que a área de APP no entorno do rio Beem apresenta um total de 289.031 m² (28.90 ha), sendo que cerca de 12,7% encontra-se irregular. De modo geral, esses locais estão ocupados por áreas residenciais e pequenas indústrias, além de servir como ponto de embarcações e de pequenas balsas, o que provocam vários impactos. Os resultados demostram que o uso do VANT constitui uma excelente ferramenta na obtenção de dados a fim de auxiliar no diagnóstico de problemas sociais e ambientais em contextos urbanos, possibilitando formas de análise em grande escala, e que forneça resposta rápida e de baixo custo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).