ANÁLISES SOBRE MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MORADORAS DO ASSENTAMENTO PAQUEQUER, NOVA OLINDA DO NORTE- AM./ Analysis about changes in the food habits of children living in Paquequer Settlement, Nova Olinda do Norte - AM.

Autores

  • Ingrid Silva de Freitas
  • José Aldemir de Oliveira
  • Cinthya Martins Jardim

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.133.147

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais, Hábitos alimentares, Segurança alimentar.

Resumo

As informações apresentadas neste artigo resultam do trabalho de iniciação científica no PIB-H/0083/2015-CNPq, realizados no Projeto de Assentamento Paquequer, município de Nova Olinda do Norte – Amazonas, no ano de 2015. O assentamento pesquisado configura um modelo de assentamento tradicional, localizado em ecossistema amazônico de terra firme distante 13 km da sede do município. Participaram da pesquisa, crianças moradoras do assentamento, matriculadas no Ensino Fundamental II da Escola Municipal Paquequer. O objetivo da pesquisa buscou analisar como se apresentava o consumo alimentar do universo pesquisado, tanto em sua moradia quanto no ambiente escolar, verificando se nesses locais poderiam ser identificadas mudanças nos hábitos alimentares regionais. Os dados obtidos no resultado final da pesquisa confirmaram que, nos últimos anos, o consumo de alimentos ultraprocessados como refrigerantes, biscoitos recheados e embutidos é amplamente realizado pelos entrevistados dentro do assentamento, em detrimento do consumo reduzido de frutas, peixes e alimentos tradicionalmente regionais, demonstrando que cada vez mais os padrões alimentares urbanos estão sendo vivenciados no modo de vida rural.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Freitas, I. S. de, de Oliveira, J. A., & Jardim, C. M. (2017). ANÁLISES SOBRE MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MORADORAS DO ASSENTAMENTO PAQUEQUER, NOVA OLINDA DO NORTE- AM./ Analysis about changes in the food habits of children living in Paquequer Settlement, Nova Olinda do Norte - AM. REVISTA GEONORTE, 8(30), 133–147. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.133.147

Edição

Seção

Iniciação Científica