Segregração socioespacial urbana na cidade de Jataí (Goiás): o caso do bairro Estrela D'alva
Keywords:
Bairro periférico, exclusão, segregação.Abstract
Diante das transformações que vem ocorrendo ao longo dos anos no espaço, pode-se verificar que a distribuição socioespacial da população na área urbana expressa contradições, sendo necessário analisar o processo de configuração deste espaço e seu arranjo socioespacial.Visando compreender essas contradições, o presente artigo tem como objetivo, descrever e analisar por meio de revisão teórica e a partir de materiais documentais, a existência da segregação socioespacial na cidade de Jataí, Goiás, especificamente no bairro Estrela D'alva. O bairro supracitado apesar de possuir uma infraestrutura já implantada, ainda enfrenta contradições em oferecer alguns serviços à população que nele reside, sendo que este localiza-se as margens da rodovia BR 364, “segregando-o" dos demais bairros da cidade. Contudo, percebe-se em diversos âmbitos a existência da segregação no bairro Estrela D’alva em relação a própria cidade, os aspectos de localização, fator econômico, financeiro, social e cultural, mantendo assim um processo simultâneo e contraditório de, individualização e fragmentação social. Diante dos registros o presente artigo tece algumas considerações sobre a segregação socioespacial, a partir da hipótese de que são as classes sociais de renda mais alta e poder aquisitivo maior que produzem, acumulam bens, consomem e controla o espaço urbano, o processo de urbanização e a classe mais baixa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).