ILHAS DE CALOR NA CIDADE DE MANAUS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL E DE MODELAGEM NUMÉRICA
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo observacional e de modelagem numérica para identificar e quantificar o fenômeno de Ilha de Calor Urbana (ICU) na cidade de Manaus. Utilizaram-se dados de temperatura média da superfície estimada pelo satélite ambiental AQUA para os meses de agosto e setembro de 2010, medidas de temperatura do ar e da superfície e também de umidade relativa em áreas urbana e rural, para período de Maio/2010 a Abril/2011, coletadas em estações meteorológicas de superfície e também simulações numéricas realizadas pelo modelo climático BRAMS. Os resultados mostram que os bairros com temperaturas da superfície mais elevadas são: Cidade Nova, São José Operário, Zumbi dos Palmares, Japiim, Petrópolis, São Francisco, Nossa Senhora das Graças, Cachoeirinha e Centro. Utilizando medidas de temperatura do ar identificou-se a formação do fenômeno de ilha de calor urbana em Manaus com valores mais intensos no período noturno (2,5oC) do que durante o dia (1,6oC) e também a presença de dois máximos nos horários de 7 h e 20 h. De forma contrária, utilizando medidas de temperatura da superfície, a intensidade da ilha de calor urbana é maior no período diurno (10,0oC) do que durante a noite (7,2oC). O aquecimento do ar acima da superfície decorrente da perda de radiação termal emergente, os fluxos de energia antropogênicos resultantes de processos industriais, como queima de biomassa, e a presença de veículos automotores no horário de intenso movimento urbano contribuem para o surgimento da ilha de calor urbana. Os resultados das simulações numéricas denotam que o modelo climático BRAMS apresenta um bom desempenho na representação do comportamento da temperatura do ar e umidade relativa, com destaque à área urbana. Destaca-se a importância da implantação de políticas públicas de planejamento urbano organizado e medidas genéricas para mitigação do fenômeno de ilha de calor urbana em Manaus.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).