Analysis of using and occupation process of Areião Beach Edge (Ilha Do Mosqueiro- Pará), under fulfillment of National Coastal Management Guidelines (Law 7.661/88)
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.63.77Keywords:
Praia, orla, zona costeira.Abstract
Ao longo do processo de integração da ilha de Mosqueiro à região metropolitana de Belém, grande parte da população concentrou-se na zona costeira. Essa atração populacional se deu, sobretudo, devido às potencialidades turísticas da ilha. Segundo o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, por estar localizada em um estuário, a orla de Mosqueiro está dentro da área de abrangência da zona costeira brasileira, bem como, é amparada por uma legislação específica para estes espaços. Na extensão da praia do Areião são identificadas distintas formas de uso e ocupação que interagem com a dinâmica natural da praia, podendo ser caracterizados 4 setores na praia. Estes setores apresentam particularidades com relação ao cumprimento de algumas diretrizes estabelecidas pela legislação que ordena o uso e a ocupação da zona costeira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).