OCUPAÇÃO DESORDENADA DA ÁREA DE RISCO NO TRECHO DO IGARAPÉ DO MINDÚ NA COMUNIDADE BAIRRO NOVO, JORGE TEIXEIRA III, NA CIDADE DE MANAUS.
Keywords:
Área de risco, ocupação desordenada e degradação ambiental.Abstract
Neste trabalho procurou-se mostrar uma ocupação em área de risco, as margens do igarapé do Mindúlocalizado no Bairro Novo, terceira etapa do Bairro Jorge Teixeira, o trecho de aproximadamente 1km e vai da Av. Itaúba até a Rua Penetração, localizado na Zona Leste desta cidade, mostrando a suahistória e o motivo pelo qual se originou esta ocupação, e de que forma vive a população deste local,sujeitas a diversas situações de risco por conta do descaso dos governantes. Apesar de Manaus ser umadas cidades que mais cresce nesse país, grande parte de sua população ainda convive com a miséria e aviolência. Por ser um problema de ordem social na Zona Leste de Manaus, é preciso que asautoridades visualizem esta problemática e percebam que essas áreas são impróprias para oassentamento humano. Vale ressaltar que há projetos de retirada de moradores de áreas de inundação,como é proposto pelo programa PROSAMIM, idealizado no governo de Eduardo Braga e quepromove o saneamento, o desassoreamento, a utilização racional do uso do solo das margens dosigarapés, a manutenção do desenvolvimento socialmente integrado com o crescimento econômicoambiental sustentável e contribuir para a melhoria contínua da qualidade de vida da população.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Franco de Sá, A. L., & Neves Filho, O. M. (2012). OCUPAÇÃO DESORDENADA DA ÁREA DE RISCO NO TRECHO DO IGARAPÉ DO MINDÚ NA COMUNIDADE BAIRRO NOVO, JORGE TEIXEIRA III, NA CIDADE DE MANAUS. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1161–1170. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2013
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).