DIVERSIDADE DE OLHARES: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM NO DECORRER DAS DÉCADAS
Keywords:
Paisagem, Transformações, Sociedade-NaturezaAbstract
Este trabalho teve como objetivo central fazer um resgate da evolução do conceito de paisagem,enquanto categoria de análise geográfica, por meio de um caminho teórico das diversas correntes dopensamento geográfico. Esta discussão, em torno do conceito de paisagem, se torna importante, umavez que é sobre essa categoria que se pode fazer uma melhor análise do espaço geográfico de acordocom o interesse das transformações do uso e ocupação nas cidades. Pode-se afirmar que um dosproblemas enfrentados pela ciência geográfica incide na suaespecialização em subáreas - geografiafísica e geografia humana. Dessa forma, osgeógrafos físicos buscam entender os princípios daformação da sociedade, e oscientistas humanos relutam em se aproximar aos princípios básicos dossistemasnaturais. Sobre a problemática das modificações naturais e antrópicas das paisagens, a análiseda paisagem pode revelar-nos significativos resquícios sobre a ocorrência dessas transformações, quesão expressos visualmente nas paisagens nas áreas urbanas. Então, nos deixa claro que se deve realizaro estudo das interações sociedade-natureza como uma totalidade, pois sem entender as partes serácomplicado compreender como se deu as transformações nas paisagens.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Câmara Maciel, A. B., Carvalho Lima, Z. M., & Dias de Lima, J. S. (2012). DIVERSIDADE DE OLHARES: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM NO DECORRER DAS DÉCADAS. REVISTA GEONORTE, 3(6), 887–899. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1995
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).