CENÁRIOS DE INTERVENÇÕES REALIZADAS EM CANAIS FLUVIAIS URBANOS NAS CIDADES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR E BOA VISTA-RR.
Keywords:
físicas regionais. Palavras-chave,Abstract
Este trabalho tem como objetivo avaliar modificações realizadas na rede de drenagem que drenamáreas urbanizadas e impactos na hidrologia de canais fluviais nas regiões Sul e Norte do Brasil. Esteestudo tratou dos impactos resultantes da urbanização na rede de drenagem de canais de baixa ordem,analisados pelo estudo comparativo de dois sistemas de drenagem em condições ambientais distintas -as bacias dos igarapés Caranã e Carrapato (Boa Vista, RR), além dos córregos Iracema e Cassel(Marechal Cândido Rondon, PR). A metodologia envolveu a coleta de dados de campo (entrevistas ereconhecimento dos processos intervenientes in loco) e gabinete (análise de fotos aérea e imagens desatélite). Os resultados do estudo mostraram que o processo de urbanização das bacias hidrográficaspromoveu modificações importantes na estrutura da rede de drenagem em ambas as bacias. Contudo,percebeu-se que os critérios para avaliação dos impactos sobre os cursos fluviais, assim como acriação de limites a ocupação urbana, devem considerar as características físicas regionais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Sander, C., & Luiz Wankler, F. (2012). CENÁRIOS DE INTERVENÇÕES REALIZADAS EM CANAIS FLUVIAIS URBANOS NAS CIDADES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR E BOA VISTA-RR. REVISTA GEONORTE, 3(6), 760–770. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1985
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).