O USO DOS SISTEMAS NA GEOGRAFIA – ESBOÇO METODOLÓGICO
Keywords:
Sistemas, Teoria dos sistemas, Epistemologia, Geografia Física.Abstract
A noção de sistema é altamente complexa e pode ser encontrada desde os tempos mais antigos na história da filosofia e da ciência, mas além de ser um conceito de utilização cotidiana ele é altamente eficiente para a organização teórica da geografia, principalmente em relação aos fenômenos naturais. Dessa maneira tivemos como objetivo fazer uma análise sobre o que representa esse conceito e qual sua fundamentação teórica, e também retomar de maneira mais detida sua utilização na Geografia, principalmente ao longo do século XX, e também em relação ao Brasil. Basicamente a metodologia se resume a leitura de textos consagrados que balizam uma fundamentação teórica necessária ao trabalho científico, com debates que culminam em reflexões sobre o material analisado. Como resultado temos um texto que busca dar um suporte teórico a essa discussão em torno das bases de atuação da Geografia Física.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-05
How to Cite
Meira Barros, L. G. (2012). O USO DOS SISTEMAS NA GEOGRAFIA – ESBOÇO METODOLÓGICO. REVISTA GEONORTE, 3(4), 59–68. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1806
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).