UMA GEO-FOTO-GRAFIA DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANIS
O CASO DE SÃO MIGUEL ARCANJO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.339.359Abstract
Este trabalho apresenta uma sequência de fotografias obtidas por meio de trabalho de campo no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, município de São Miguel das Missões, estado do Rio Grande do Sul/Brasil. O objetivo é debater a necessidade de aprimorar ações de proteção e conservação do patrimônio missioneiro para melhorar a qualidade das visitações. Utilizamos o conceito de geo-foto-grafia de Passos, que considera a imagem fotográfica como uma potente forma de refletir criticamente sobre os aprovisionamentos simbólicos presentes nas paisagens. Foram considerados elementos paisagísticos significativos de situações exemplares que merecem maiores atenções, da sociedade em geral e dos órgãos competentes, para haver melhoria em termos de valorização da paisagem que considere os ícones remanescentes no município e que pense numa ação pedagógica para que a história dos guaranis não fique esquecida. Concluímos que é importante sensibilizar os visitantes para além dos primeiros deslumbramentos causados pela chegada no sítio arqueológico. É preciso fazer ver que aquelas ruínas ainda são cristalizações dos fundamentos da construção do Brasil, ou seja, da dominação ibérica, das disputas entre Portugal e Espanha pela expansão de territórios, da complexidade das reduções devido à miscelânea cultural entre padres e indígenas, que não significou apenas benesses aos guaranis, mas, também, conflitos, mudanças de hábitos culturais, punições por seus modos de vida.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 REVISTA GEONORTE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).