PERFIL AGROSSOCIOECONÔMICO DE PRODUTORES RURAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE
Agrossocioeconomic profile of rural producers in the Metropolitan Region of Cariri Cearense
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.38.186.199Palavras-chave:
Modelos agrícolas brasileiros; Sustentabilidade agroambiental; Meio ambiente.Resumo
Este artigo tem por objetivo diagnosticar o perfil agrossocioeconômico de produtores rurais na região Metropolitana do Cariri, por meio de um estudo de caso aplicado nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Para tanto, realizou-se entrevista com sessenta agricultores, vinte de cada município, contendo perguntas a respeito da composição familiar; gênero, idade, estado civil, nível de escolaridade; exercício de outra atividade econômica além da agricultura; renda familiar; assistência técnica; tipo de cultivo; área total da propriedade e área cultivada; implementos agrícolas usados na propriedade; o destino da produção; dentre outros aspectos. Os resultados encontrados destacam a predominância do gênero masculino (61,7%), com faixa etária de 46 a 65 anos (48,3%), ensino fundamental (46,6%), sendo 70% dos entrevistados entre não escolarizados e com nível fundamental, 76,7% entrevistados casados ou em união estável, com renda exclusiva da atividade agrícola de até 1 (um) salário-mínimo, atuando em pequenas propriedades, com área inferior a 5 (cinco) hectares. Dentre os produtos, destacam-se a avicultura, o cultivo de milho e feijão, com principal destino o consumo próprio familiar (91,7%), sendo o excedente comercializado em feiras locais (51,7%), entregues para os programas de alimentação escolar (30%) e comercializado, em 25% dos casos, na sede da propriedade. Reforça-se a importância do fortalecimento do setor, por meio da criação de políticas governamentais de apoio e garantia da produção e comercialização na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).