O ENSINO DE SOLOS NOS DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA
Soil education at different levels of education in Geography
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.01.21Palavras-chave:
Educação em solos; Parâmetros Curriculares Nacionais; Ciência do solo; Formação de professores; Projeto pedagógico.Resumo
Este trabalho pretende trazer para discussão as diferentes abordagens da Ciência do Solo no ensino da Geografia, buscando auxiliar seu ensino nos cursos de Licenciatura em Geografia. Os objetivos deste trabalho são: 1) verificar os eixos temáticos relacionados à Ciência do Solo no ensino de Geografia no nível fundamental e médio, a partir dos PCNs e livros didáticos; 2) avaliar o conhecimento em Ciência do Solo dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da UFPel; 3) realizar um levantamento das universidades no Rio Grande do Sul que possuem cursos de Geografia e, para estes cursos, fazer uma caracterização das disciplinas da área de Ciência do Solo. A partir deste estudo pode-se constatar que os PCNs para a Geografia e os livros didáticos para o ensino fundamental e médio abordam de forma pouco abrangente o conhecimento sobre solos. Poucos cursos de Licenciatura em Geografia possuem em seu currículo disciplinas na área de Ciência do Solo, havendo a necessidade de reformulação de seus projetos pedagógicos quanto à inserção de disciplinas relacionadas à área da Ciência do Solo.
Downloads
Referências
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, A. A.; MESQUITA, N. L. Ensino de Geografia e solos: o livro didático nesse cenário. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, JORNADA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 8., 5., Goiás, 2010, Anais... Goiás, 2010. 16p.
CURI, N.; LARACH, J. O. I.; KÄMPAF, N.; MONIZ, A. C.; FONTES, L. E. F. Vocabulário de Ciência do Solo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1993. 90p.
DANELLI, S. C. S. (editora responsável). Projeto Araribá: Geografia – 6o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007a. (PNLD 2011, 2012, 2013)
DANELLI, S. C. S. (editora responsável). Projeto Araribá: Geografia – 7o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007b. (PNLD 2011, 2012, 2013)
DANELLI, S. C. S. (editora responsável). Projeto Araribá: Geografia – 8o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007c. (PNLD 2011, 2012, 2013)
DANELLI, S. C. S. (editora responsável). Projeto Araribá: Geografia – 9o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007d. (PNLD 2011, 2012, 2013)
LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, Bauru-SP, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições de ensino superior e cursos cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 4 out. 2016.
MORAIS, E. M. B. de. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2011. 309 f.
OLIVEIRA, D. O conceito de solo sob o olhar de crianças do Ensino Fundamental em escolas de São Paulo-SP. Ciência e Natura, Santa Maria-RS, v. 36, edição especial, p. 210–214, 2014.
SACRAMENTO, A. C. R.; FALCONI, S. Educação geográfica e ensino de solos: uma experiência em sala de aula. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, número especial EGAL, p.1-15, 2011.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, A.C.; RIBEIRO, A.L.S. A disciplina pedologia ministrada nos cursos de geografia em diversas cidades maranhenses por meio do PROCAD. Geografia, Londrina-PR, v. 13, n. 1, p. 143-150, 2004.
SILVA, C. S.; FALCÃO, C. L. C.; SOBRINHO, J. F. O ensino do solo no livro didático de Geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo, n. 1, p. 101-111, 2008.
SUERTEGARAY, D.M.A. O Rio Grande do Sul descobre os seus “desertos”. Ciência & Ambiente, Santa Maria-RS, v. 1, n. 1, p. 33-52, 1990.
SUERTEGARAY, D. M. A.; VERDUM, R.; BELLANCA, E. T.; UAGODA, R. S. Sobre a gênese da arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul. Terra Livre, São Paulo-SP, v. 1, n. 24, p. 135-150, 2005.
VAZ, A. J.; ANJOS, R. M. Como trabalhar a educação ambiental através do estudo do solo em aulas de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10, 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2009. 14p.
VEDOVATE, F. C. (editor responsável). Projeto Araribá: Geografia – 6o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010a. (PNLD 2014, 2015, 2016)
VEDOVATE, F. C. (editor responsável). Projeto Araribá: Geografia – 7o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010b. (PNLD 2014, 2015, 2016)
VEDOVATE, F. C. (editor responsável). Projeto Araribá: Geografia – 8o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010c. (PNLD 2014, 2015, 2016)
VEDOVATE, F. C. (editor responsável). Projeto Araribá: Geografia – 9o ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010d. (PNLD 2014, 2015, 2016)
VESENTINI, J. W. Geografia: O mundo em transição: Ensino médio. Volume 3. São Paulo: Ática, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).