PROPOSTA DIDÁTICA AO ENSINO DE CIÊNCIAS SUBSIDIADA POR CONCEITOS/PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE CAÇAPAVA DO SUL/RS/BRASIL

Teaching proposal to science teaching subsidiated by concepts/principles of Scientific Literacy: the case of geological heritage of Caçapava do Sul/RS/Brasil

Autores

  • Ana Paula Souza Corrêa Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Cleonice de Ávila Carvalho Universidade Federal do Pampa - Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.97.114

Palavras-chave:

geodiversidade, Caçapava do Sul/RS/Brasil, proposta didática, Alfabetização Científica

Resumo

O município de Caçapava do Sul/RS/Brasil constitui-se de uma tradicional escola de ensino e pesquisa em geociências, visto a reconhecida importância científica de seu patrimônio geológico, o qual igualmente representa um vasto potencial ao desenvolvimento sustentável, promovido por iniciativas relacionadas ao geoturismo. Nesse contexto, apresenta-se neste artigo uma proposta didática que busca promover a percepção e interpretação do patrimônio geológico de Caçapava do Sul, com vistas à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem das Ciências, e áreas correlatas, possibilitando a aproximação de sua comunidade escolar à temática da geodiversidade local. Subjazendo-se em elementos da geodiversidade e em suas perspectivas de aderência ao currículo do Ensino Fundamental demarcado no Referencial Curricular Gaúcho, propõe-se, por meio de uma sequência didática teórico-metodologicamente estruturada, utilizar-se de conceitos e de princípios da Alfabetização Científica ao fomento de uma educação comprometida com a valorização do patrimônio local, reverberando em uma percepção ambiental criticamente fundamentada nos âmbitos social, cultural, político e ambiental.

Biografia do Autor

Ana Paula Souza Corrêa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Geóloga - Universidade Federal do Pampa.

Cleonice de Ávila Carvalho, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Química - Licenciatura (UNIJUI); Mestranda em Ensino de Ciências (Unipampa)

Referências

BORBA, A. W.; SOUZA, L. F.; MIZUSAKI, A. M. P.; ALMEIDA, D. P. M.; STUMPF, P. Prates. Inventário e avaliação quantitativa de geossítios: exemplo de aplicação ao patrimônio geológico do município de Caçapava do Sul (RS, Brasil). Pesquisas em Geociências. v. 40, n. 3, p. 275-294, set. /dez. 2013a.

BORBA, A. W.; FIGUEIRÓ, A. S.; GARCIA, T. S.; DOMINGUES, S. A.; MARTINS E SOUZA, L. P. Peculiaridades da ‘metade sul’ gaúcha e suas implicações para a geoconservação, o geoturismo e os geoparques. Geonomos. v. 21, n. 2, p. 79-83, 2013b.

BORBA, A. W.; TEIXEIRA, K. M.; FERREIRA, P. F.; FERREIRA, P. F. Concepções de professores de ciências naturais de Caçapava do Sul (RS, Brasil) sobre geologia local: subsídios à educação geopatrimonial. Terrae Didática. v. 11, n. 2, p. 117-124, 2015.

BORBA, A. W.; SILVA, E. L.; SOUZA, L. P. M.; SOUZA, L. F.; MARQUES, R. V. Relação entre a geodiversidade intrínseca e a estruturação de habitat na escala do geossítio: exemplos na Serra do Segredo e nas Pedras das Guaritas (Caçapava do Sul, RS, Brasil). Pesquisas em Geociências. 43(2): 183-202, 2016a.

BORBA, A. W.; FIGUEIRÓ, A. S. F.; FOLETO, E. M. Experiencias de un “Geo.día” em el municipio de Caçapava do Sul (extremo sur de Brasil). In: XIX Simposio sobre enseñanza de la geología, Manresa, Espanha. Anais, 2016b.

BORBA, A. W. Um geopark na região de Caçapava do Sul (RS, Brasil): uma discussão sobre viabilidade e abrangência territorial. Geographia Meridionalis. v. 03, n. 01, p. 104-133, jan./jun. 2017.

BRILHA, J. B. R. Património Geológico e Geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage Editores, 2005, 190 p.

CAZELLI, S.; FRANCO, C. Alfabetismo científico: novos desafios no contexto da globalização. Ensaio – Pesquisa em Educação em Cinência. v. 3, n. 1, 2001.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n. 22, p. 89-100, jan. /abr. 2003.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

CORRÊA, A. P. S.; BORBA, A. W; GUADAGNIN, F.; SILVA, E. L.; SOUZA, L. P. M. A Experiência do geo.dia como ferramenta de valorização e divulgação do conhecimento geológico no município de Caçapava do Sul (RS, Brasil). Terr@ Plural. v. 12, n. 2, p. 254-269, ago. 2018.

FEITOSA, G. T. Ocorrências de Eremotherium laurillardi (Xenarthra, Megatheriidae) e Stegomastodon waringi (Proboscidea, Gomphotheriidae) no Pleistoceno do estado de goiás. Trabalho de conclusão de curso. Anápolis, 40p, 2014.

FRAGOSO-CESAR, A. R. S; LAVINA, E. L.; PAIM, P. S. G.; FACCINI, U. F. A Antefossa Molássica do Cinturão Dom Feliciano no Escudo do Rio Grande do Sul. In: SBG, Congresso Brasileiro de Geologia, 33, Rio de Janeiro, Anais, 7: 3272-3283, 1984.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GRAY, M. Geodiversity, valuing and conserving abiotic nature. Inglaterra: John Wiley & Sons, Ltd, 2004, 434 p.

IANNUZZI, R. (Org.); FRANTZ, J. C. (Org.). 50 Anos de Geologia. Porto Alegre: Comunicação e Identidade, 2007.

MOREIRA, M. A. ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum. n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

MOREIRA, J. C. Patrimônio geológico em Unidades de Conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Geografia, Florianópolis, 2008.

NARDI, L. V. S.; BITENCOURT, M. F. A. S. Geologia, petrologia e geoquímica do Complexo granítico de Caçapava do Sul, RS. Revista Brasileira de Geociências. 19(2): 153-159, 1989.

OLIVEIRA, E. V.; DUTRA, T. L.; ZELTZER, F. Megaterídeos (Mammalia, Xenarthra) do Quaternário de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, com considerações sobre a flora associada. Geología Colombiana. 27: 77-86, 2002.

PEIXOTO, C. A. B. Caracterização ambiental dos geossítios da proposta: Projeto Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã/RS. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

PIRANHA, J. M.; CARNEIRO, C. D. R. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociências. v. 1, n. 39, p. 129-137, 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria do Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referencial Curricular Gaúcho: Ciências da Natureza. Porto Alegre: 2018.

SHARPLES, C. Concepts and principles of geoconservation. Tasmanian Parks & Wildlife Service. Tasmania, v. 3, set. 2002. Disponível em: https://bit.ly/2meX4V7. Acesso: 12 set. 2019.

SOUZA, L. P. M.; LOPES, E.; BORBA, A. W. Tradição e transformação do pampa serrano das Guaritas do Camaquã, centro-sul do rio grande do sul, brasil: um estudo de percepção da paisagem. Revista GEONORTE. v.10, n.34, p.20-43, 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa Ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Corrêa, A. P. S., Silva da Silva, A. L., & Carvalho, C. . de Ávila . (2020). PROPOSTA DIDÁTICA AO ENSINO DE CIÊNCIAS SUBSIDIADA POR CONCEITOS/PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE CAÇAPAVA DO SUL/RS/BRASIL: Teaching proposal to science teaching subsidiated by concepts/principles of Scientific Literacy: the case of geological heritage of Caçapava do Sul/RS/Brasil. REVISTA GEONORTE, 11(37), 97–114. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.97.114

Edição

Seção

Artigos