SEMIÓTICA APLICADA AO ESTUDO DA METROPOLIZAÇÃO DO ESPAÇO NO CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS
Semiotics applied to the study of space metropolization: the case of the Metropolitan Region of Manaus
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.38.ic01.ic16Palavras-chave:
Metropolização do espaço, Região Metropolitana de Manaus, Discurso, SemióticaResumo
A Região Metropolitana de Manaus - RMM é juridicamente estabelecida, porém, no que tange a expressão socioespacial, ainda se encontra em desenvolvimento. O recorte consta da metrópole e a parte sul região metropolitana, principalmente o município de Iranduba. A presente proposta tem o objetivo de entender as dinâmicas internas da RMM por meio do processo de metropolização do espaço associado ao discurso que procura justificá-lo. Trata-se de uma análise geográfica, a partir da semiótica, da estrutura da linguagem, ou melhor, do discurso da metropolização na RMM por parte do Estado. Não obstante, sem olvidar a importância dos consumidores e modeladores do espaço urbano para os processos de extensificação da metrópole. Esta pesquisa, portanto, discute elementos da metropolização do espaço e como ela aparece por meio do discurso, muito evidenciado como um aspecto do moderno tendo como principal agente (na Amazônia Ocidental), o Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).