ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM COARI E TEFÉ – AMAZONAS
Palavras-chave:
Cidades, Espaço público, população em situação de ruaResumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar a presença/ausência de população em situação de rua nas cidades de Coari e Tefé – Amazonas na perspectiva dos espaços públicos e das políticas públicas. Neste contexto, no território brasileiro há os chamados moradores de ruas, mas cada um encontra-se em situação e lugares diferentes. Esse grupo de pessoas parece excluído no meio social e na maioria das vezes são tidos como indigentes, mendigos, drogados, trombadinhas, enfim, não são bem vistos por outra parte da população. Desse modo, parece haver nas grandes cidades sujeitos discriminados e sob controle, ou mesmo impedidos, de entrar e/ou frequentar certos lugares como lojas, restaurantes, transporte público, unidade de saúde, órgãos públicos e entre outros. A pergunta seria no intuito de saber em que medida haveria pessoas e espaços com semelhantes características em cidades do interior amazonense. Para tanto, o método utilizado nesta pesquisa foi o comparativo e a metodologia foi a revisão bibliográfica e o trabalho de campo partindo de observação direta e indireta nos espaços públicos. Os resultados da pesquisa mostraram que é possível encontrar uma população com semelhantes características em praças, esquinas de ruas, locais abandonados que muitas vezes acabam virando moradias improvisadas nas cidades de Coari e Tefé.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).