A IMPORTÂNCIA DO CLIMA NA INSTALAÇÃO E PRODUÇÃO CAFEEIRA NO CERRADO MINEIRO: O CASO DE PATROCÍNIO NO ALTO PARANAÍBA (MG)

Autores

  • Renato Emanuel Silva
  • Giliander Allan da Silva

Palavras-chave:

Clima, Agricultura, Cafeicultura, Patrocínio (MG)

Resumo

Dentre as influências sobre a agricultura o clima tem especial importância, compreende-lo significa obter um melhor manejo agrícola. A região do Cerrado em Patrocínio (MG) é um válido exemplo, suas condições climáticas, aliadas a investimentos no campo, atraíram agricultores do sul do país que buscavam melhores condições para a produção do café. Assim, são importantes os trabalhos voltados para a relação Clima/Agricultura por permitirem entender melhor esta dinâmica fundamental para a economia e desenvolvimento do país. É objetivo de este trabalho apresentar as características climáticas de Patrocínio (MG) preponderantes na instalação da cultura cafeeira. Para tanto levantamentos bibliográficos foram realizados, as Alturas Pluviométricas levantadas e o Balanço Hídrico realizado conforme a metodologia de Thorntwaite & Mather (1955), com capacidade de campo de 125 mm. Os dados utilizados originam-se de uma estação pluviométrica da Agencia Nacional das Águas (ANA). Contudo, a pesquisa permitiu identificar o clima como fator de atração dos cafeicultores para Patrocínio (MG), uma vez que se mostraram favoráveis para o cultivo do café, tanto é que este tipo de produção agrícola é o carro chefe da economia rural do município, quiçá região.

Downloads

Publicado

2012-10-06

Como Citar

Emanuel Silva, R., & Allan da Silva, G. (2012). A IMPORTÂNCIA DO CLIMA NA INSTALAÇÃO E PRODUÇÃO CAFEEIRA NO CERRADO MINEIRO: O CASO DE PATROCÍNIO NO ALTO PARANAÍBA (MG). REVISTA GEONORTE, 3(9), 840 –. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2547