O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PROFISSIONAIS EM MEIO AMBIENTE.

Autores

  • Antonio Inácio Sousa Ferreira de Vasconc
  • Antônia Adnna Guedes da Silva
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

O amplo incentivo do governo federal em formações de técnicos profissionais (TP) e seus impactoslevam-nos nesse trabalho a discutir as experiências vivenciadas no ensino de Climatologia para alunos,coordenadores e gestores do curso de TP em Meio Ambiente, localizado em uma Escola de EducaçãoProfissional de Maranguape/CE. A pesquisa teve como objetivo analisar as resultantes do ensino deClimatologia para estudantes da 3ª série do ensino médio e último período do curso técnico. Paraalcance destes, foram realizadas conversas com os atores já referidos, aplicação de questionários aosalunos e coordenador de área escolar, análise de materiais didáticos e da estrutura física da escola,além de pesquisa bibliográfica a cerca da legislação vigente para o ensino técnico e o ensino deClimatologia no país. Concluímos que apesar do esforço nas esferas federal e estadual em busca desucesso na articulação destas duas formações, melhoria das oportunidades de empregabilidade e naformação humana; este modelo, no contexto escolar pesquisado, apresenta falhas fundantes quecomprometeram, de certa maneira, a formação e aprendizagem desses cidadãos e futuros profissionaishabilitados. Não bastando apenas investimentos alardeados na construção de escolas modelos,educação em tempo integral ou equipamentos laboratoriais, mas, na gestão escolar, na formação evalorização de professores e estudantes.

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Publicado

2012-10-06

Como Citar

Sousa Ferreira de Vasconc, A. I., Guedes da Silva, A. A., & Alencar Andrade, J. (2012). O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PROFISSIONAIS EM MEIO AMBIENTE. REVISTA GEONORTE, 3(8), 194–206. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2274

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